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- | ====== Programa ====== | ||
- | Esta disciplina é central na formação do físico, tanto do bacharel quanto do licenciado. Seu objetivo é apresentar, discutir e aplicar as leis gerais que regem processos em que trabalho é transformado em calor Ou vice-versa. Dá-se o nome de Física Moderna ao conjunto de conhecimentos gerados no início do século XX por físicos tais como Max Planck, Albert Einstein, Niels Bohr, Erwin Schrodinger, Werner Heisenberg e Wolfgang Pauli, entre outros. Estes avanços dizem respeito ao reconhecimento das limitações das transformações de Galileu, usadas para relacionar medidas de quantidades físicas feitas em diferentes referenciais inerciais, à identificação da estrutura microscópica da matéria, e à descoberta de padrões de comportamento de sistemas microscópicos incompatíveis com as previsões da Mecânica Newtoniana e do Eletromagnetismo de Maxwell, chamadas coletivamente de teorias clássicas da Física. A discrepância entre a realidade evidenciada pela natureza e as previsões das teorias clássicas, que ocorre quando as velocidades em jogo são comparáveis à da luz e quando os tamanhos são microscópicos, forçou o desenvolvimento de teorias que se reduzem às clássicas nas circunstâncias usuais: a teoria da relatividade, restrita e geral, e a teoria quântica. A disciplina é uma introdução a estas ideias, privilegiando a exposição e discussão da fenomenologia subjacente e a construção dos elementos abstratos que são o objeto destas teorias. Tem um vínculo estreito com o Laboratório de Física Moderna I, onde as evidências experimentais que provocaram o desenvolvimento destas teorias e as referendam serão revistas.\\ | ||
- | ===== Ementa ===== | + | ===== Objetivos da disciplina ===== |
- | Temperatura e sistemas termodinâmicos. Equações de estado. Trabalho, calor e primeira lei da Termodinâmica. Entropia e segunda lei da Termodinâmica. Primeira e segunda lei da Termodinâmica combinada. Potenciais termodinâmicos e transições de fase. Aplicações da Termodinâmica a sistemas simples. Teoria cinética e noções de Termodinâmica estatística. | + | Apresentar um histórico das tendências do ensino de física em âmbito mundial e nacional. Incentivar e promover a construção e/ou elaboração de material didático teórico e experimental para aplicação no ensino médio, particularmente explorando conteúdos de mecânica e calor, tanto clássicos quanto modernos e contemporâneos. |
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+ | ===== Ementa ===== | ||
+ | Concepções e métodos de ensinar e de aprender. Evolução das tendências para o ensino de Física. Abordagens experimentais no ensino de Física. Elaboração de Projetos de Ensino de Mecânica e Calor, incluindo os desdobramentos desses conteúdos na Física Moderna. Produção de material didático. | ||
- | (Fonte: Formulário 13, Especificação da disciplina Termodinâmica, Reforma curricular do curso de Física, 2009)\\ | + | (Fonte: Formulário 13, Especificação da disciplina Produção de Material Didático e Estratégias para o Ensino de Física I, Reforma curricular do curso de Física, 2009)\\ |